Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FICHAMENTO DO LIVRO - A PEDAGOGIA DO ESPECTADOR – FLÁVIO DESGRANGES


FICHAMENTO DO LIVRO -  A PEDAGOGIA DO ESPECTADOR – FLÁVIO DESGRANGES

Por: Lorena Pio

“E se a arte teatral deixou de oferecer riscos, é porque deixou de se colocar em risco, o teatro propõe à platéia aquilo que se espera dele, que o espectador seja o modelo do cidadão ideal, aquele que apenas aguarda a cena seguinte. O dito teatro de arte não é mais um movimento de guerra e, sim, de resistência, tal a indiferença a que foi relegado”. (Pag.23).

“Os espectadores, participantes interessados, precisam constituir parte atuante no processo. A qualidade do trabalho de um ator, de um encenador, ou de um dramaturgo não pode ser avaliada apenas por sua capacidade técnica e inventiva de realização, mas que está fortemente ligada à franqueza, vigor, e interesse com que, em sua prática, se depara e responde à questão central, aquela que o move: Por que fazer teatro? Por que ir ao público hoje?”. (Pag.28).

“A atuação do espectador não se efetiva sem o reconhecimento de sua presença. A voz desse outro integrante do diálogo situado na platéia só pode ser ouvida se a palavra lhe for aberta”. (Pag.28).

“Tornar o espectador iniciante mais íntimo da arte teatral e estimulá-lo para um mergulho divertido amplia sua capacidade de apreender o espetáculo e favorece sua socialização, seu acesso ao debate contemporâneo, sua integração e participação sociais”. (Pag.36).

“ Ao pensar a pedagogia do espectador, portanto, não se pode desprezar o anseio, o hábito, a expectativa que condiciona o indivíduo espectador de nosso tempo em sua relação com os variados meios comunicacionais; meios esses que detêm a hegemonia dos procedimentos estéticos espetaculares e da produção de sentidos”. (Pag.41).

“Será que nós brasileiros realmente gostamos do teatro e precisamos dele? Qual deveria ser esta arte para que o povo se interessasse por ela?”. (Pag.42).

A pretensão dos trechos fichados acima é esclarecer e apresentar de forma sucinta o que é a pedagogia do espectador e como podemos aplicá-la em sala de aula.

Nenhum comentário: