Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Plano de Aula Sabrina Bispo 2012 (mar a abr)



PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO:  TEATRO                                                                                    INSTITUIÇÃO:  COLÉGIO ESTADUAL DEP. MANOEL NOVAES
BOLSISTA:       Sabrina Bispo                                                                                               SUPERVISOR:    Andreia F. Andrade
TURNO:   MATUTINO                                                                                                                  TURMA: 1ºH
DATA:     27/03/12 (aulas 1 e2)                                                                                                                     TEMPO/AULA: 1000 min
OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Conhecer e integrar a turma, mostrar a importância do nome e trabalhar a atenção.

Integração e identidade
Aquecimento de corpo e voz;Dinâmica dos nomes com a bola; Círculo de Giz; Hope;Música com os nomes.
02 bolas e 01 giz para quadro negro.

AVALIAÇÃO:
Observar o trabalho em grupo, a capacidade de concentração e interesse na realização da atividade. Cada aluno avaliará a aula com uma palavra.




BIBLIOGRAFIA:



BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.



ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR: 


DETALHAMENTO DA METODOLOGIA:
Aquecimento de corpo e voz: trabalhar cada parte do corpo, focando nas articulações (espreguiçando). E aquecer a voz com sons e vocalizes. (Prev.= 10 minutos)
Em círculo, o aluno (a) fala seu nome e joga a bola para um colega, esse colega faz o mesmo, e assim segue o jogo. O jogo segue com apenas uma bola e depois duas bolas. (Prev.= 10 minutos)
De acordo a quantidade de alunos, o professor faz círculos de giz no chão, e determina quantas pessoas devem ter em cada círculo, sendo que um aluno ficará fora dos círculos. A cada comando “Coelho fora da toca”, os alunos deverão trocar de círculo, respeitando as quantidades determinadas, e o aluno que está de fora tentará entrar em algum dos círculos de giz. (Prev. = 15 minutos) ------------------------------------------ INTERVALO
Brincadeira do HOPE (em círculo). (Prev. = 05 minutos)
Formar quatro ou cinco grupos, a depender da quantidade de alunos, e pedir que eles escolham um dos nomes dos membros do grupo. Com o nome escolhido deverá ser criada uma música/ melodia junto com movimentos corporais. (Prev. = 20 minutos)



PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO:  TEATRO                                                                                    INSTITUIÇÃO:  COLÉGIO ESTADUAL DEP. MANOEL NOVAES
BOLSISTA:       Sabrina Bispo                                                                                               SUPERVISOR:    Andreia F. Andrade
TURNO:   MATUTINO                                                                                                                  TURMA: 1ºH
DATA:     03/04/12     (aulas 3 e 4)                                                                                                                  TEMPO/AULA: 1000 min
OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Propiciar a integração dos alunos, permitir que eles se auto-conheçam e reflitam sobre a importância das diferenças. auto-conhecimento e qualidades pessoais.
Aquecimento corporal com a música “Escravos de Jó”;
                                Aquecimento vocal com o trava-língua “O céu está enladrilhado”;
                              Dinâmica da feira livre.
Objetos trazidos pelos alunos; rádio.

AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu interesse em participar das atividades de expressão oral e corporal e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através das qualidades atribuídas aos objetos; Roda de reflexão.




BIBLIOGRAFIA:



BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.

SPOLIN, Viola. – Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.


ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:

 
DETALHAMENTO DA METODOLOGIA:
Música Escravos de Jó (com coreografia):
Escravos de Jó
Jogavam caxangá

Tira, põe
deixa o Zé Pereira ficar

Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros
fazem zigue-zigue-zá
Trava-língua:
Oh, o céu está enladrilhado
Oh, quem o enladrilhou?
Oh, quem o desenladrilhará?
O desenladrilhador que o desenladrilhar
Bom desenladrilhador será.
Dinâmica da feira livre:
Em círculo, cada aluno deverá dizer por que escolheu o objeto que tenha uma qualidade que possua ou deseja ter.  Depois cada aluno receberá uma folha de papel e caneta, e poderá negociar com os colegas outras qualidades, vendendo a sua e comprando a de outra pessoa, mas sempre totalizando 100%. Poderão ser escolhidas, na feira livre, até quatro qualidades, podendo, também, desistir da sua.
Após as compras e vendas, cada aluno contará como ficou sua compra e explicar porque escolheu aquela qualidade e qual a importância dela para sua vida.






PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012

ÁREA DO CONHECIMENTO:  TEATRO                                                                                    INSTITUIÇÃO:  COLÉGIO ESTADUAL DEP. MANOEL NOVAES
BOLSISTA:       Sabrina Bispo                                                                                               SUPERVISOR:    Andreia F. Andrade
TURNO:   MATUTINO                                                                                                                  TURMA: 1ºH
DATA:     09/04/12 (aulas 5 e 6)                                                                                                                      TEMPO/AULA: 1000 min
OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Despertar a reflexão, trabalhar o sensorial, explorar a comunicação não-verbal e tornar visível as percepções e os sentimentos dos alunos. Comunicação não-verbal.
Aquecimento com o jogo do cacique; Jogo do espelho; Jogo da marionete;Sensações, intenções e imagens com o texto “O muro”; Jogo do iata


Cópias do texto “O muro”, autor desconhecido.

AVALIAÇÃO:
Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, sua compreensão do texto trabalhado e seu interesse em participar das atividades e do debate. Além disso, será construído um texto, sem identificação do aluno, relatando algum momento que tenha passado por dificuldade, preconceito e/ou exclusão.


BIBLIOGRAFIA:



BISPO, Sabrina. Diário de Bordo. Salvador: 2011.

SPOLIN, Viola. – Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.


ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:

 
DETALHAMENTO DA METODOLOGIA:
Texto “O muro” (tirado fotocópia).
Trabalho com texto:
-O aluno senta onde quiser com os olhos fechados, após abrir os olhos ler a frase que está ao seu lado. Vai falando essa frase para os colegas de acordo o comando da professora;
- Depois, divide a turma em três grandes grupos;
- Cada grupo deverá juntar suas frases e de acordo com elas deverá discutir e formar uma imagem estática que tenha relação com o texto para mostrar aos colegas.
- Após isso, falarão sobre o que viram e a professora lerá o texto na íntegra para eles e ouvirá o que entenderam; levantar questões.





Nenhum comentário: