Páginas

Para encontrar nossas fotos, relatórios, projetos, planos de aula e etc...

Pesquise aqui!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANO DE AULA e RELATÓRIO DIÁRIO PIBID - 2012

PLANO DE AULA – DIÁRIO – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana         
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 22/03/12                                                                 TEMPO/AULA: 11h00min ás 11h50min

OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Utilização do dialogo e do contato com os jogos de improvisação e jogos dramáticos como instrumento de aproximação e sensibilização entre os alunos/alunos/professor servindo de também reconhecimento da turma.
Roda de bate-papo.  Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Jogo da Escultura
Primeiros contatos: apresentação e lançamento de propostas
Aulas introdutórias: serão realizados jogos de liberação e integração, utilizando jogos de Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros autores. 
Pedir relatório para leitura na próxima aula.
Objetos a disposição na sala, como cadeiras, caneta; mesa.
AVALIAÇÃO:
Roda avaliativa de todo processo.
BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S., Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.


ESTAGIÁRIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:





RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 22/03/12                                                                    TEMPO/AULA: 11h00min ás 11h50min

Para esta aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo.  Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral e Jogo da Escultura

Extraídos de:  BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SANTANA, Edilton Santos de,  Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente, condições de realização etc.):

Os alunos a princípio não demostraram interesse nas atividades propostas. Acredito que foi pelo motivo de ser (para muitos) o primeiro contato com atividades de Teatro. Porém logo após isto já estavam todos participando com exceção de três que pareciam estarem cansando após o recreio.



























PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lucia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 29/03/12                                                                     TEMPO/AULA: 11h00min ás 11h50min

OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Utilização do Teatro-Imagem, sem que precise o uso das palavras para demostrar situações do cotidiano. Aumentando com isto a concentração, o poder de percepção e observação do ambiente.
Roda de bate-papo.  Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Jogo da Escultura
Leitura de relatório da aula anterior; serão realizados jogos de liberação e integração, utilizando jogos de Viola Spolin, Augusto Boal, entre outros autores. 
Objetos a disposição na sala, como cadeiras, caneta; mesa.
AVALIAÇÃO:
Entrega de relatório na próxima aula.
Roda avaliativa de todo processo.
BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S.Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.
ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:

  




RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 29/03/12                                                                  TEMPO/AULA: 11h00min ás 11h50min

Para esta aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo.  Alongamentos específicos.
Aquecimento geral e Teatro-Imagem

*Extraídos de:  BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SANTANA, Edilton S.,  Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2010.
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,   condições de realização etc.):

Os alunos demostraram mais interesse nas tarefas propostas. A sala de aula estava mais cheia no começo. No entanto para a realização das cenas ficou apenas a metade da quantidade total. Creio que o motivo foi à inibição de apresentar cenas aos colegas e somado à isto  por se tratar do ultimo horário de aula.












  


       
               


PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 04/04/12                                                          TEMPO/AULA: 10h10min ás 11h00min

OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Utilizar leitura de jornais e os jogos de improvisação e jogos dramáticos para construção de cenas para posterior apresentação.
Roda de bate-papo Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Andando pela sala
Leitura de Jornais
Leitura de relatório da aula anterior; Leitura e discussão dos acontecimentos políticos, sociais e do cotidiano.
Discussão dos conteúdos lidos e das soluções que poderiam ser efetivadas.
Jornais, revistas, caneta e papel;
AVALIAÇÃO:

Produção de cenas.
Roda avaliativa de todo processo.
Pedir relatório para próxima aula.
BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S.,  Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.
ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:

                                         RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 04/04/12                                                                    TEMPO/AULA: 10h10min ás 11h00min

Para esta aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo.  Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral e Teatro-Imagem

*Extraídos de:  BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987
SANTANA, Edilton S.  Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,   condições de realização etc.):

A sala de aula estava com 95% dos alunos presentes.  Estes demostraram mais interessados nas tarefas propostas. No entanto demonstravam estarem cansado após o intervalo. Para a realização das cenas apenas a metade da quantidade total se propôs a realizar. Creio que o motivo foi a inibição mais uma vez. Pedir aos que não participaram que escrevessem sobre a aula (Opinando, criticando, dando ideias ou simplesmente descrevendo em suas palavras a aula)



















PLANO DE AULA – DIÁRI0 – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 11/04/12                                                          TEMPO/AULA: 10h10min ás 11h00min

OBJETIVO (S)
CONTÉUDO (S)
METODOLOGIA (S)
RECURSO (S)
Utilizar leitura de jornais e os jogos de improvisação e jogos dramáticos para construção de cenas para posterior apresentação.
Roda de bate-papo Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral Andando pela sala
Leitura de Jornais
Leitura de relatório da aula anterior; Leitura e discussão dos acontecimentos políticos, sociais e do cotidiano.
Discussão dos conteúdos lidos e das soluções que poderiam ser efetivadas.
Jornais, revistas, caneta e papel;
AVALIAÇÃO:

Produção de cenas.
Roda avaliativa de todo processo.
Pedir relatório para próxima aula.
BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987

_____________ Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2002.

SANTANA, Edilton S.,  Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.
ESTÁGIARIO:
PROFESSOR SUPERVISOR:







RELATÓRIO DIÁRIO PIBID – 2012
ÁREA DO CONHECIMENTO: TEATRO                                                    
INSTITUIÇÃO:  Colégio Estadual Odorico Tavares
BOLSISTA: Edilton Santos de Santana
SUPERVISOR: Ana Lúcia Ribeiro da Silva
TURNO: Matutino                                                                                                            
TURMA:1 M- 09
DATA: 11/04/12                                                                 TEMPO/AULA: 10h10min ás 11h00min

Para esta aula selecionei jogos de apresentação e jogos dramáticos, sendo eles:
Roda de bate-papo.  Alongamentos específicos.
Aquecimento vocal. Aquecimento geral e jogos de improvisação para criar cenas.

Extraídos de:  BOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores / Augusto Boal. - 3ª Ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva. 1987
SANTANA, Edilton S.  Diários de bordo. - Módulos: I e II. Salvador: UFBA, 2011.
Observações Importantes (descrever em que medida a atividade de recepção se fez presente,   condições de realização etc.):

A notícia da greve dos professores foi um dos motivos para a sala de aula estar com apenas de 39 havia apenas 12 alunos. Apenas fizemos uma roda, onde os alunos deveriam espontaneamente fazer oralmente um pequeno roteiro da sua vida e se possível incluírem o teatro também. Demostraram interesse em falarem de si e de ouvir o relato dos colegas de sala. Levaram o assunto de uma maneira bem descontraída, embora com todo respeito e seriedade que se devem ter com os colegas de sala e com o professor. Pedir que um deles fizesse um relatório da aula para leitura na próxima.

Nenhum comentário: